Pajelança

A pajelança consiste em rituais com o objetivo de restaurar a saúde e o bem estar das pessoas, por meio de uso de ervas medicinais, rezas, banhos, Símbolos Nativos, pedras quentes, etc. Nosso objetivo é investigar e divulgar as diferentes técnicas de equilíbrio e saúde indígenas que possam servir também aos não-índios, promovendo uma troca de saberes.

Símbolos Nativos







Durante muitos anos, as tribos nativas do Brasil e do mundo tiveram que cuidar de suas enfermidades por meio do uso de plantas medicinais e do uso da sabedoria universal, com a qual evocava as forças transcendentais da natureza e do divino. Esses conhecimentos, restrito a pajés, xamãs e curandeiros ficou conhecido com o nome de Símbolos Nativos. O princípio dos símbolos nativos é acionar a energia vital de um ser e canalizá-la para a cura de outro ou de outros seres.
Mundo a fora a simbologia nativa ficou conhecida com Reiki, cujos conhecimentos foram formalizados para serem transmitidos a todos que desejassem conhecer seu poder de cura. No caso brasileiro, poucos pajés se propuseram a passar adiante esses conhecimentos, seja por cuidado com o poder que os símbolos possuem, seja pela falta de investimento em pesquisa públicas que pudessem aprofundar e aproveitar esses conhecimentos. O fato é que hoje até mesmo em aldeias tradicionais os conhecimentos nativos vêm se perdendo e poucos são aqueles que se propõem a estabelecer um contato sério e sequenciado com os conhecimentos das populações nativas, mesmo em meio ao retorno à natureza, como tanto enfatiza o chamado desenvolvimento sustentável.
Para os povos nativos, saúde é equilíbrio. Primordialmente, equilíbrio. Por isso, todo esforço é empreendido para que os conhecimentos acumulados consigam restaurar a circulação de energia vital por todo o corpo, mantendo os canais de entrada e saída de força (ou chakras, como são popularmente conhecidos) sempre limpos de modo que o universo e o ser humano sejam e permaneçam sempre em sintonia e que o bem-estar de um também seja o do outro.
Para a práticas dos Símbolos Nativos é necessário um ritual de passagem no qual, assim como no Reiki, o praticante recebe um número variado de símbolos que ele passa a usar para sua cura pessoal, de sua família e de todo ser vivo que deles precisarem. Como já foi destacado, os Símbolos Nativos não substituem a medicina oficial e seus praticantes não prescrevem medicamentos, pelo contrário, usa dos saberes nativos até mesmo para potencializar o poder de cura da farmacologia empregada.






Pedras Quentes


O uso de pedras quentes em curas nativas são um verdadeiro elixir para a cura e bem-estar pessoal. Por isso, o Índios em Movimento vem investindo em pesquisa e desenvolvimento desta técnica de cura. Depois de preparadas com fervura e imersão em ervas, os iniciados passam a utilizar os seixos de rios para sua cura pessoal e de todos que delas precisarem.




Mais informações: inidiosemmovimento@gmail.com