segunda-feira, 25 de abril de 2011

Contação de Historia

E F CENTRO DE REFERÊNCIA DAS CULTURAS INDIGENAS
CONTAÇAO DE HISTORIA NO DIA 7 DE MAIO

TRABALHO INDIGENA

A CONTAÇAO DE HISTORIA TEM PALESTRA COMIDA TIPICA INDIGENA
PINTURA CORPORAL CANTO E DANÇA INDIGENA VENDA DE ARTESANATO
FI NALIZANDO COM A RODA E PARTISIPAÇAO DOS PRESENTES....

sábado, 9 de abril de 2011

Samthithu-á Fulniô - Abril de 2011


O grupo Samthithu-á Fulniô da etnia indígena de Pernambuco está no Rio de Janeiro realizando eventos com cantos, danças e palestras durante todo o mês de Abril. Os eventos são realizados tanto para adultos quanto para crianças. Conheça os costumes, as crenças, os artesanatos e a língua deste povo indígena de Pernambuco, tal como narrada pelos próprios índios!

As escolas, espaços culturais e particulares interessados em conhecer o trabalho podem conferir os vídeos da apresentação do grupo no Colégio Pedro II (http://www.youtube.com/watch?v=gifI1_HVgrc) e em uma apresentação no Rio de Janeiro (http://www.youtube.com/watch?v=KuEFgKtmz3s).

Os Fulniô

Os Fulniô atualmente habitam o município de Águas Belas, situado na zona fisiográfica do Sertão, a 273 quilômetros da capital do estado de Pernambuco. O município está compreendido no chamado polígono das secas. Em 1980, a população do município era de 37.057 habitantes, dos quais 11.714 viviam na área urbana, e 25.343 na área rural. Esta última cifra inclui a aldeia indígena.

A vida dos Fulniô transcorre em duas aldeias. Uma delas se localiza junto à cidade de Águas Belas. É nesta aldeia que se encontram as instalações do Posto Indígena da Fundação Nacional do Índio (FUNAI); a outra é o lugar sagrado do ritual do Ouricuri, onde se estabelecem nos meses de setembro a outubro.

Na atualidade a maioria dos Fulniô cultiva suas roças, em média de dois a três hectares, utilizando unicamente a força de trabalho disponível da família. Geralmente, vendem uma parte da totalidade de sua produção agrícola.

Informações, datas e horários:

Daniele: 8388-1991

Jorge: 8242-7594